segunda-feira, 16 de junho de 2008

Enrik Liron Levy Hovstad

Data de Nascimento: 21/11/1886, às 13h
Filiação: Oscar Munch Hovstad e Rebecca Levy Hovstad
Local de Nascimento: comuna de Enebakk - condado de Akershus - Oslo - Noruega.
Signo: Escorpião, ascendente Aquário

Oscar e Rebecca se casaram em 1884 e, dois anos mais tarde, tiveram seu primeiro e único rebento. A mãe tinha descendência judaica e fazia questão que o filho tivesse um nome ligado à origem, mas o pai não gostou muito da idéia. Das discussões entre os dois nasceu o nome Enrik Liron. Enrik, em homenagem a um grande escritor do país, Henrik Ibsen. E Liron é um nome de origem judaica, que significa “o jubiloso”. Rebecca ainda fez questão que seu sobrenome fosse passado ao garoto. O nome final do menino foi “Enrik Liron Levy Hovstad”.
Embora humildes, os Hovstad sempre fizeram de tudo por seu primogênito. Desde criança, o pequeno Enrik Liron demonstrava grande interesse pelo jornalismo. Adorava folhear os jornais do pai, embora não soubesse ler. Talvez por esse interesse precoce por informações, o garoto tenha desenvolvido um senso de investigação muito apurado. Quem se atrevesse a mentir para Enrik Liron seria desmascarado pelo garoto, custasse o que custasse.
Graças às condições da família, ele começou cedo a vida adulta, trabalhando como engraxate nas ruas de Enebakk para ajudar nos gastos com a casa. Nessa época, ele desenvolveu uma interessante amizade com a prima Rane Phill Billing, uma vez que os dois eram muito diferentes. O destino acabaria levando-os a trabalhar juntos num futuro próximo.
Enrik Liron sempre foi um pouco paranóico, do tipo que acha que está o tempo todo envolvido em algum tipo de conflito. E se ele não conseguisse identificar qual era o conflito da vez, ele tratava de criar. Viver sem lutar por algum motivo era, para ele, demasiado enfadonho.
Sempre muito seguro de si, o pequeno Hovstad se mudou da cidade natal e conseguiu realizar seu sonho de criança ao fundar o “Mensageiro do Povo”, um jornal que nasceu com propósitos de luta, de reivindicação. Era um instrumento de militância pelo povo. Enrik Hovstad, como ficou conhecido depois de adulto, adentrou na maçonaria a exemplo do pai, e isso o fez ficar ainda mais arrogante.
Apesar disso, Hovstad sempre foi muito divertido, inteligente, uma pessoa para quem qualquer tipo de rotina fosse desprezível. E isso atraía muito as mulheres, que ele fazia questão de cortejar, embora não se envolvesse com nenhuma delas. Para ele, não valia à pena se prender a uma única quando todas o queriam.
O “Mensageiro do Povo” começou a sofrer represálias políticas, e, por ainda não ter muito tempo de circulação, Hovstad preferiu fazê-lo recuar. A estratégia foi certeira, e o jornal foi ganhando cada vez mais influência. Apesar de não ser muito ligado às questões feministas, Enrik contratou para o jornal sua prima Billing, e a viúva Aslaksen, ex-mulher do falecido tipógrafo. Com essa atitude, além de conquistar a simpatia das mulheres militantes, também obteve ao seu lado a importante Associação dos Pequenos Proprietários de Imóveis, da qual Aslaksen era presidente. Enrik já conseguia ajudar os pais a viver com um certo conforto no início da velhice, e isso para ele era uma questão de honra.
Foi então que Enrik Hovstad conheceu o médico Thomas Stockmann, que enviava artigos com freqüência a seu jornal. A amizade entre os dois crescia na mesma medida que o jornal atingia toda a população local. Hovstad também se encantou por Petra, filha do doutor, e isso o aproximava ainda mais da família do médico. Um incidente terrível pareceu acabar com os planos de Enrik de se envolver seriamente com uma moça pela primeira vez na vida. Thomas descobriu que as águas do balneário, maior fonte de renda da cidade, estavam contaminadas. E Hovstad ficou numa situação muito constrangedora, dividido entre o doutor e seu irmão, o prefeito Peter Stockmann.
Peter tinha o poder em suas mãos, e Hovstad não poderia jogar seu sonho por terra. Afastou-se de Petra, e começou então a agir em defesa do prefeito. Thomas Stockmann nunca o perdoou por isso, até que o próprio Hovstad, em Assembléia Geral, o declarou Inimigo do Povo. Enrik Hovstad continuou a viver na cidade, e o jornal sobreviveu a essa situação graças a parte das ações da estação balneária conseguidas por ele. Depois disso, o jornalista não mais teve contato com a família do antigo médico da estação balneária.
:.
PS: Sr. Hovstad é o nome da minha personagem na peça "Inimigo do Povo", de Henrik Ibsen.
:.
Cia. Teatral Caravela das Artes
:.
A história se passa por volta de 1915, no interior da Noruega. Uma pequena cidade tem sua economia baseada na estação balneária, até que o médico Thomas Stockmann descobre que as águas estão contaminadas. Começa então uma briga contra o prefeito da cidade, que pretende abafar o caso para não prejudicar a economia local e principalmente sua reeleição.
:.
Primeira temporada com Fernanda Bastos, Rafael Costa, Jackson Leocádio, Álvaro Dyogo, Thiago Berzoini, Ísis Zisels, Lívia Kodato, Mahina Fava, Letícia Amorim, Thiago Schaeffer, Marcelo de Assis, Marcela Pires e Mariana Galdino.
:.
Segunda temporada com Fernanda Bastos, Marcelo de Assis, Jackson Leocádio, Álvaro Dyogo, Thiago Berzoini, Ísis Zisels, Lívia Kodato, Marcela Pires, Letícia Amorim, Thiago Schaeffer, Mariana Galdino e Ludyane Agostini.
:.
Apresentação em São José das Três Ilhas com Ludyane Agostini, Marcelo de Assis, Jackson Leocádio, Álvaro Dyogo, Thiago Berzoini, Mariana Galdino, Lívia Kodato, Marcela Pires, Letícia Amorim e Thiago Schaeffer.
:.
Direção: Thiago Berzoini

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossaaaaaaaa!!!!
Muuuuuuuuito bom!!!

[*imaginando o Alvaro dizendo: "cê acha?"* rsrs]


Caramba, nem eu tenho uma biografia... e o Hovstad já tem! hahaha
Achei muito chique.. =P
Nossa, muito bacana mesmo!
Adorei!
=)

Mahína disse...

Olha só o que eu achei! Fantárdigo. Nem me avisa né?
Tudo bem, achei por conta! Vê o meu blog tbm, depois me diz o que acha.
Até mais tarde no ensaio!

Mahína disse...

Vou bem te imitar. Na cara dura.

Laila Hallack disse...

Muito boa a peça! Parabéns pela sua atuação e para toda a companhia!!
Simplesmente brilhante!